"Quis ser actor, cantor, e bailarino. Acabou por criar contos infantis que se tornaram ficções para leitores de todas as idades.
Autor dos célebres O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio ou O Fato Novo do Imperador, Hans Christian Andersen, cujo bicentenário do nascimento este ano se celebra*, nasceu a 2 de Abril de 1805, em Odense, na Dinamarca, no seio de uma família humilde.
Depois da morte do pai, que lhe costumava contar histórias com a ajuda de um teatro de fantoches, mudou-se para Copenhaga. Nunca casou nem teve filhos e, em 1835, publicou os dois primeiros dos 156 contos que haveria de escrever, inspirado no mundo de fadas e duendes e na tradição popular dinamarquesa.
Para comemorar a efeméride, em Portugal, país que o escritor visitou em 1866, a Gailivro lança todos os seus contos, a Biblioteca Nacional promove uma exposição bibliográfica de 3 de Março a 14 de Maio de 2005 e a Comuna apresenta O Homem sem Sombra, uma peça de António Torrado baseada em A Sombra, Claus Grande e Claus Pequeno e O Duende em Casa do Merceeiro".
* In revista Visão nº 631 - 7 a 13 de Abril de 2005
**nota: se mantiveres o rato sobre as palavras de cor diferente, verás o respectivo significado.