A classe dos Adjectivos - Exercício nº 2

Completa os espaços escrevendo em cada um um dos adjectivos do rectângulo.
Quando terminares clica no botão "Verificar" para veres a classificação obtida.

O Caranguejo Verde

O Caranguejo VerdeNo grande mar azul, junto às grandes rochas roídas pelas ondas e pelo vento, vivia um pequeno caranguejo verde. Gastava o dia a trepar pelas muralhas de pedra, em correrias desengonçadas. De tão desajeitado, todos troçavam dele.
Voavam as brancas gaivotas no ar e no seu voo liso, pareciam preguiçosas bailarinas cansadas de dançar. Às vezes pousavam nas rochas negras; o pequeno caranguejo ficava a olhá-las, enquanto penteavam as longas penas finas, brancas, com a vaidade de quem se sente belo e admirado. As penas velhas caíam sobre as pedras, mas mesmo essas eram ainda tão leves e macias que o caranguejo verde, de casca dura, rugosa sonhava ter um vestido assim lindo, leve, branco como uma espuma, um vestido que o fizesse voar.


Luísa Ducla Soares, "O Caranguejo Verde",
in Histórias de Bichos
Livros Horizonte, 1981
   admirado      azul      belo      brancas      branco      cansadas      desajeitado      desengonçadas      finas      grandes      leves      lindo      liso      longas      macias      negras      preguiçosas      rugosa      velhas      verde   
No grande mar , junto às rochas roídas pelas ondas e pelo vento, vivia um pequeno caranguejo . Gastava o dia a trepar pelas muralhas de pedra, em correrias . De tão , todos troçavam dele.
Voavam as gaivotas no ar e no seu voo , pareciam bailarinas de dançar. Às vezes pousavam nas rochas ; o pequeno caranguejo ficava a olhá-las, enquanto penteavam as penas brancas, com a vaidade de quem se sente e . As penas caíam sobre as pedras, mas mesmo essas eram ainda tão e que o caranguejo verde, de casca dura, sonhava ter um vestido assim , leve, como uma espuma, um vestido que o fizesse voar.